
Copperas Cove, EUA — InkDesign News — A HomeBase USA, rede de varejo, implementou a plataforma de Inteligência de Loja da Simbe Robotics, que inclui o robô autônomo Tally, em suas lojas em Copperas Cove, Texas, e Laramie, Wyoming, em um passo significativo para a automação no setor de varejo.
Tecnologia aplicada
O robô Tally é um sistema autônomo projetado para percorrer as prateleiras das lojas, coletando dados sobre o estoque em tempo real. Equipado com sensores e câmeras, o Tally realiza escaneamentos frequentes para identificar itens fora de estoque, erros de precificação e produtos deslocados. Esses dados são disponibilizados para as equipes de loja através de um aplicativo móvel e um painel, permitindo uma priorização eficiente das ações a serem tomadas.
Desenvolvimento e testes
A implementação do Tally envolveu rigorosos protocolos de testes de desempenho, com foco na precisão dos dados e na eficiência das operações. O robô foi projetado para operar em ambientes de varejo agitados, capaz de manobrar entre os clientes e interromper seu trajeto quando necessário. A Simbe Robotics alega que seu sistema pode atingir até 98% de disponibilidade nas prateleiras e 90% de precisão nos preços, como parte de suas métricas de desempenho. Durante a fase de teste, o Tally demonstrou a capacidade de economizar mais de 50 horas de trabalho por loja a cada semana, permitindo que os funcionários se concentrem em tarefas mais impactantes.
Impacto e aplicações
Com a adoção do Tally, as equipes de loja podem abordar proativamente questões antes que elas impactem as vendas. A Simbe reportou que 90% dos gerentes de loja afirmaram que o Tally facilita suas atividades diárias, e 99% dos consumidores estão “tão ou mais propensos a voltar a comprar” após serem expostos a robôs no ambiente de compras. “Ajustar o estoque é fundamental para o nosso negócio, e com o Tally, estamos equipando nossas equipes com os insights necessários para ter sucesso”, afirmou Mark Dremel, gerente distrital da HomeBase.
(“Getting inventory right is fundamental to our business, and with Tally, we’re equipping our teams with the insights they need to succeed.”)— Mark Dremel, Gerente Distrital, HomeBase
Além da melhoria operacional, a instalação do Tally trouxe um aumento de margem estimado em até 2% e um retorno sobre investimento de 15 vezes. A Simbe deve continuar expandindo suas operações, já que seus sistemas estão implementados em nove países, sendo adotados por grandes redes varejistas nos segmentos de supermercado, atacado e melhoria para o lar.
À medida que a automação se torna uma parte cada vez mais integral do varejo, espera-se que o Tally da Simbe contribua para um aprimoramento significativo nas operações e satisfação do cliente nas lojas HomeBase e em outros estabelecimentos.
Fonte: (The Robot Report – Robótica & Automação)