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Cultura Tech & Geek

AI gera polêmica em artigos acadêmicos sobre cultura tech

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São Paulo — InkDesign News — O uso crescente de aplicações de inteligência artificial (IA) para redação tem gerado desafios significativos para educadores, como evidenciado na luta cotidiana de Mark Massaro, professor de Composição em Inglês em uma instituição de ensino na Flórida.

Contexto e lançamento

Desde o lançamento de aplicativos como o ChatGPT, o cenário educacional nos Estados Unidos tem enfrentado uma nova realidade. Massaro, que por anos ensinou a disciplina, notou que a adoção dessas ferramentas levou a um aumento alarmante de fraudes acadêmicas. Com estudantes utilizando a IA para escrever ensaios, o professor observou que até cinco de seus 25 alunos podem submeter trabalhos que parecem ter sido gerados por máquinas.

Design e especificações

Uma das características mais notáveis da produção textual automatizada é a presença excessiva de em-dashes e a ausência de recuos nos parágrafos. Massaro identificou que textos gerados por IA frequentemente apresentam uma formatação que destoa da expectativa tradicional de um ensaio universitário. Além disso, a prosa muitas vezes é marcada por uma gramática perfeita, mas com conteúdo superficial, apresentando “uniformidade no tamanho de frases e parágrafos”, criando uma sensação mecânica e ritmada.

Aquele que entrega uma redação impecável mas sem profundidade é um indicativo comum de geração algorítmica.
(“If a student hands in a perfectly worded paper that doesn’t have much to say, this could be another tell-tale sign of algorithmic generation,”)

— Mark Massaro, Professor de Composição, Florida Southwestern State College

Repercussão e aplicações

A ascensão da IA na escrita está não apenas gerando um ambiente propenso à trapaça, mas também resultando em dificuldades éticas e pedagógicas para os educadores. A falta de envolvimento do aluno durante o processo de redação, evidenciada pela ausência de rascunhos ou revisões de pares, se torna um sinal claro de que a produção não é original. Massaro também relatou casos de alunos que deixaram os comandos de entrada de prompts em seus trabalhos finais, demonstrando despreparo e falta de cuidado.

A maior decepção com a ascensão da escrita automatizada é que está roubando dos alunos a capacidade de cultivar sua identidade intelectual e criativa.
(“The biggest disappointment about the rise of AI-writing is that it is robbing students of their ability to cultivate their own intellectual and creative identity,”)

— Mark Massaro, Professor de Composição, Florida Southwestern State College

À medida que a tecnologia avança, os desafios que os educadores enfrentam tendem a aumentar, destacando a importância de estratégias pedagógicas que incentivem a expressão individual e a originalidade.

Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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