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AI, ML & Deep Learning

API de AI facilita interação com agentes virtuais

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São Paulo — InkDesign News — Nos últimos meses, a evolução de agentes autônomos através de machine learning tem revelado desafios únicos na adaptação de APIs e sistemas backend. A dinâmica desses clientes exige uma nova abordagem na interação.

Arquitetura de modelo

Os desenvolvedores estão familiarizados com ferramentas de terceiros e processos de automação que interagem com as APIs de aplicativos. Essas interfaces normalmente seguem práticas recomendadas para suportar casos de uso variados. Com a adoção de agentes como clientes, os desenvolvedores descobriram que a compatibilidade entre versões não é uma preocupação, uma vez que cada sessão é independente e única.

“A necessidade de fornecer detalhes adicionais na resposta é crucial para manter a interação.”
(“The need to provide additional details in the response is crucial to keep the interaction going.”)

— Autor, Especialista em Desenvolvimento

Treinamento e otimização

Um caso específico ocorreu quando um agente não conseguiu obter resultados desejados de uma API que fornece informações de uso. O agente, após receber um array vazio como resposta, simplesmente desistiu. O evento destacou uma oportunidade perdida, onde, apesar de todos os testes relevantes estarem corretos, a eficácia do uso da API foi baixa.

“A interação que parecia correta contabilizava um ‘taxa de sucesso’ ridiculamente baixa.”
(“The interaction that seemed correct accounted for a ridiculously low ‘success rate.’”)

— Autor, Especialista em Desenvolvimento

Resultados e métricas

A implementação de uma abordagem orientada à conversa transformou a resposta da API em um tipo de “prompt reverso”. Isso permite que, ao retornar dados para o agente, o mesmo tenha a chance de explorar mais, levando a uma interação mais rica e produtiva. A injeção de recomendações e próximos passos melhora ainda mais a capacidade do agente de realizar investigações profundas e produtivas.

“Um API orientada à conversa pode expandir o contexto além do realm de dados.”
(“A conversation-driven API can expand the context beyond the realm of data.”)

— Autor, Especialista em Desenvolvimento

A pesquisa indica que a construção de APIs mais interativas não apenas beneficia usuários e desenvolvedores de automação, mas também abre possibilidades para futuras evoluções com sugestões geradas por AI. Isso sinaliza um caminho promissor para uma colaboração mais avançada entre humanos e máquinas.

Fonte: (Towards Data Science – AI, ML & Deep Learning)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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