- Publicidade -
- Publicidade -
Robótica & Automação

Robô Carl Strathearn fala sobre AI embarcada no episódio 60

- Publicidade -
- Publicidade -

Edimburgo — InkDesign News — Pesquisas avançadas em robótica humanoide têm explorado sistemas de IA incorporados para criar robôs sociais capazes de interações naturais. Esses desenvolvimentos buscam aplicar tecnologia de ponta em saúde e assistência pessoal.

Tecnologia aplicada

O pesquisador Carl Strathearn, da Edinburgh Napier University, investiga robôs humanoides sociais com sistemas de inteligência artificial incorporados que reproduzem fala e expressões faciais humanas. Esses robôs utilizam sensores avançados para detecção e reconhecimento da fala, atuadores que possibilitam movimentos faciais realistas e algoritmos sofisticados de controle de comportamento. O foco está no desenvolvimento de faces robóticas que funcionam como interfaces naturais para comunicação, facilitando a interação entre humanos e máquinas.

Desenvolvimento e testes

Os robôs são testados em ambientes controlados que simulam situações cotidianas, priorizando a autonomia e o tempo de resposta rápida para diálogo e expressão facial. Os dispositivos passam por vários ciclos de interação para otimizar a fluidez do comportamento social e a precisão dos movimentos mediados por sensores táteis e ópticos. A integração entre hardware e software permite a adaptação contínua do robô às necessidades dos usuários, especialmente pessoas com limitações de saúde.

Impacto e aplicações

A criação de robôs humanoides realistas visa ampliar a acessibilidade a tecnologias avançadas que apoiem pessoas com condições específicas no dia a dia. A interface facial robótica pode ser crucial para assistência em saúde, educação e acompanhamento social, proporcionando novas formas de interação e suporte. Essa tecnologia tem potencial para transformar setores industriais e humanos, promovendo inclusão por meio da robótica aplicada.

“A criação de robôs humanoides realistas é significativa para a humanidade, pois o rosto humano é a interface mais natural para comunicação humana, e ao emular essas condições, podemos aumentar a acessibilidade a tecnologias de ponta para todos.”
(“He believes that creating realistic humanoid robots is significant to humanity as the human face is the most natural interface for human communication, and by emulating these conditions, we can increase accessibility to state-of-the-art technology for everyone.”)

— Carl Strathearn, Pesquisador, Edinburgh Napier University

Os próximos passos envolvem o aprimoramento dos sistemas de IA para respostas emocionais mais naturais e a extensão dos testes para ambientes domésticos e clínicos reais. A automação social assistiva representa um avanço prático para robótica aplicada, com impactos em saúde e interação social assistida.

Confira mais sobre robótica e automação em /tag/robotica/ e /tag/automacao/.

Fonte: (Robohub – Robótica & Automação)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!