Stratom vence contrato da Marinha para sistema de robô de reabastecimento

São Paulo — InkDesign News — A empresa Stratom foi selecionada para um contrato de Pesquisa de Inovação em Pequenas Empresas (SBIR) da Marinha dos EUA, com o objetivo de desenvolver um sistema autônomo de reabastecimento que promete transformar as operações logísticas navais no mar.
Tecnologia aplicada
O sistema proposto pela Stratom, conhecido como Interface de Reabastecimento A Bordo Implantável (DORI), foi projetado para permitir que veículos de superfície não tripulados (USVs) se reabasteçam sem intervenção humana. DORI integra um sistema de recuperação de mangueiras, sensores de percepção, um mecanismo de carretel automatizado e um acoplamento de liberação rápida para desconexões de emergência. Este conjunto de tecnologias visa aumentar a autonomia das embarcações, permitindo que permaneçam em missão por períodos prolongados, sem depender de intervenções arriscadas por parte da tripulação.
Desenvolvimento e testes
A fase inicial do projeto se concentra na validação da viabilidade técnica do mecanismo de carretel automatizado. As atividades incluirão refinamento de conceitos, prototipagem em pequena escala, estudos de viabilidade e integração das melhores práticas do setor de reabastecimento comercial. “A validação técnica é crucial para garantir que o método proposto esteja alinhado aos requisitos operacionais,” afirmou o CEO da Stratom.
“O reabastecimento autônomo é verdadeiramente um multiplicador de força — e o próximo passo em direção a uma força marítima totalmente autônoma.”
(“Autonomous refueling is truly a force multiplier — and the next step toward a fully autonomous maritime force.”)— Mark Gordon, CEO, Stratom
Impacto e aplicações
O impacto do sistema DORI pode ser significativo para a Marinha, aumentando a resistência operacional, reduzindo os riscos para o pessoal e aumentando a flexibilidade das missões em ambientes contestados. O sistema também pode ser aplicado em processos de reabastecimento entre navios, que são essenciais na logística marítima global. A automação desse tipo de reabastecimento pode aliviar a congestão nos portos, melhorar a segurança e reduzir os custos operacionais para frotas de transporte de longa distância.
“Estamos ampliando a infraestrutura de reabastecimento naval existente enquanto introduzimos automação direcionada.”
(“Building upon existing naval refueling infrastructure while introducing targeted automation.”)— Mark Gordon, CEO, Stratom
O futuro da indústria de operações navais parece promissor, especialmente com as perspectivas de utilização comercial da tecnologia DORI. Esse avanço pode não apenas beneficiar a Marinha, mas também impulsionar inovações no setor de transporte marítimo.
Fonte: (The Robot Report – Robótica & Automação)