
São Paulo — InkDesign News — A sonda Parker Solar Probe da NASA fez história no dia 24 de dezembro de 2024, ao se aproximar a apenas 6,1 milhões de quilômetros da superfície do sol, quebrando recordes e oferecendo imagens inéditas da atmosfera solar.
Detalhes da missão
Lançada em 12 de agosto de 2018, a Parker Solar Probe tem como objetivo estudar a dinâmica da atmosfera solar e suas interações com o vento solar. Durante seu recente sobrevoo, a sonda alcançou uma velocidade máxima de 690.000 km/h, estabelecendo um novo recorde como o objeto humano mais rápido já criado.
Tecnologia e objetivos
A sonda está equipada com o Wide-Field Imager for Solar Probe (WISPR), que capturou imagens de alta resolução da coroa solar e dos ventos solares logo após sua liberação. Os dados coletados durante a missão são fundamentais para entender as ameaças do clima espacial à Terra e a segurança de astronautas, bem como a proteção de tecnologias em nosso planeta e outros lugares do sistema solar. “Estamos testemunhando onde as ameaças de clima espacial começaram, com nossos próprios olhos, e não apenas com modelos,” disse Nicky Fox, administradora associada da NASA.
Estamos testemunhando onde as ameaças de clima espacial começaram, com nossos próprios olhos, e não apenas com modelos.
(“We are witnessing where space weather threats to Earth begin, with our eyes, not just with models.”)— Nicky Fox, Administradora Associada, NASA
Próximos passos
Com os dados coletados, a missão avança para novas investigações sobre a origem do vento solar. “O grande desconhecido tem sido: como o vento solar é gerado e como consegue escapar da imensa gravidade do sol?” afirmou Nour Rawafi, cientista do projeto.
O grande desconhecido tem sido: como o vento solar é gerado e como consegue escapar da imensa gravidade do sol?
(“The big unknown has been: how is the solar wind generated, and how does it manage to escape the sun’s immense gravitational pull?”)— Nour Rawafi, Cientista do Projeto, Johns Hopkins APL
As descobertas recentes não apenas elucidarão características do vento solar, como também contribuirão para a compreensão dos impactos desses fenômenos no clima espacial e nas tecnologias terrestres. Este avanço representa um marco na exploração solar, ampliando nosso entendimento sobre a dinâmica do nosso sistema solar.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)