- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Machine learning & AI

Rede neural da NVIDIA permite edição precisa de imagens 3D

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News —

A pesquisa recente em machine learning e inteligência artificial trouxe avanços significativos, especialmente na geração e edição de imagens. Um novo modelo desenvolvido pela NVIDIA, chamado DiffusionRenderer, visa trazer maior controle e precisão nos processos de criação visual.

Contexto da pesquisa

No evento Conference on Computer Vision and Pattern Recognition (CVPR 2025), realizado em Nashville entre 11 e 15 de junho, cientistas da NVIDIA apresentaram sua abordagem de aprendizado de máquina. O DiffusionRenderer propõe uma nova forma de gerar e editar imagens de maneira mais acessível e controlável, unindo a precisão das técnicas gráficas tradicionais à flexibilidade da IA.

Método proposto

O DiffusionRenderer combina técnicas de inverse rendering e forward rendering, permitindo a extração e geração de conteúdos visuais. O modelo utiliza “G-buffers”, representações intermediárias das imagens que definem atributos específicos. Com isso, a abordagem gera imagens fotorrealistas a partir de representações de cena. A técnica se fundamenta em modelos de difusão, uma classe de algoritmos de aprendizado profundo que aprimora ruídos aleatórios até criar gráficos coerentes.

“Com o DiffusionRenderer, queremos preencher essa lacuna combinando a precisão das pipelines gráficas tradicionais com a flexibilidade da IA.”
(“With DiffusionRenderer, we wanted to bridge that gap by combining the precision of traditional graphics pipelines with the flexibility of AI.”)

— Sanja Fidler, VP de Pesquisa em IA, NVIDIA

Resultados e impacto

O DiffusionRenderer resolveu desafios de longa data na área de gráficos computacionais, melhorando a eficiência de tarefas tradicionalmente morosas, como a criação de ativos e a edição de iluminação. A pesquisa demonstrou que o desempenho do modelo melhora com o aumento do tamanho do dataset subjacente, como evidenciado pela integração com o NVIDIA Cosmos. Essa nova abordagem pode gerar dados fotorrealistas cruciais para a formação de algoritmos em diversas áreas, incluindo robótica e classificação de imagens.

“Um dos maiores impactos do DiffusionRenderer pode ser na simulação e IA física, onde a diversidade dos conjuntos de dados é essencial.”
(“Its other big impact could be in simulation and physical AI — robotics and AV training need the most diverse possible datasets, and DiffusionRenderer can generate new lighting conditions from new scenes.”)

— Sanja Fidler, VP de Pesquisa em IA, NVIDIA

No futuro, o DiffusionRenderer pode transformar fluxos de trabalho para criadores de conteúdos, permitindo edições precisas em videogames, anúncios e filmes. As próximas etapas da pesquisa incluem a geração de resultados com ainda mais qualidade e a incorporação de controles semânticos e ferramentas de edição avançadas.

Fonte: (TechXplore – Machine Learning & AI)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!