Nvidia planeja lançar chip de IA voltado para o mercado B2B na China

Pequim — InkDesign News — A Nvidia está em busca de alternativas para comercializar seus chips de IA na China, diante das restrições de exportação dos EUA, planejando o lançamento de um chip específico para o mercado chinês em setembro.
Funcionalidades
O novo chip de IA da Nvidia será baseado no processador Blackwell RTX Pro 6000, adaptado para atender às restrições atuais de chips de IA. As características deste modelo incluem a ausência de memória de alta largura de banda e do NVLink, uma interface de comunicação de alta velocidade e baixa latência, o que limita seu desempenho em comparação com os chips avançados da empresa.
“Esses chips não incluirão alta largura de banda de memória ou NVLink.”
— Fontes, Nvidia
Implementação
A modificação dos chips foi uma resposta às crescentes barreiras impostas pelos EUA. A Nvidia já não considera mais a China em suas previsões de receita e lucro, um movimento que pode mudar conforme a empresa explora novas estratégias no mercado oriental. Um foco na implementação eficiente e no suporte técnico terá um papel crucial na aceitação deste produto.
“A Nvidia não incluirá o mercado chinês em suas previsões de receita.”
— Jensen Huang, CEO, Nvidia
ROI
O lançamento de um chip de IA moldado para o mercado chinês pode gerar novas oportunidades de retorno sobre investimento para a Nvidia, especialmente em um país com um vasto ecossistema de empresas que buscam inovação em tecnologia. O custo de desenvolvimento e a potencial aceitação do chip serão fatores determinantes para medir o sucesso desse empreendimento no futuro.
Com a busca por soluções de IA crescendo globalmente, o interesse do mercado chinês pode incentivar a Nvidia a reavaliar sua estratégia de posicionamento neste setor. O roadmap futuro da empresa deverá estar alinhado com as demandas e possibilidades do mercado asiático.
Fonte: (TechCrunch – Enterprise Tech)