
São Paulo — InkDesign News —
A parceria entre Uber e a companhia chinesa de veículos autônomos WeRide planeja expandir seu serviço de robotáxis para mais 15 cidades globalmente, focando em mobilidade eficiente e inovação em veículos elétricos e autônomos além da China e dos EUA.
Autonomia e bateria
A expansão do serviço envolve a integração da tecnologia autônoma da WeRide com a plataforma da Uber, que gerencia roteamento e operações da frota. Os veículos robotaxi operam com sistemas avançados de condução autônoma, mas a especificação de alcance e autonomia varia conforme o modelo e as condições locais. A recarga e a gestão energética são peças-chave para garantir a viabilidade comercial do serviço, considerando a otimização do tempo de operação e redução dos custos de energia, que podem ser estimados em torno de R$ 1,00 a R$ 2,00 por kWh, dependendo da tarifa local.
Infraestrutura de recarga
Garantir uma infraestrutura robusta para recarga rápida é vital para a operação contínua dos robotáxis, especialmente em ambientes urbanos densos. A expansão para 15 novas cidades inclui focos em metrópoles europeias, que têm avançado em sistemas de recarga elétrica com tempo médio de recarga rápida entre 20-40 minutos para baterias Li-ion. Essas melhorias são essenciais para suportar a demanda das frotas de veículos elétricos autônomos da Uber e WeRide.
Tecnologia autônoma
A WeRide é responsável pela tecnologia autônoma, incluindo sensores, algoritmos e sistemas de navegação de nível Level 4. A Uber coordena a operação da rede, semelhante à sua parceria com a Waymo nos Estados Unidos. A experiência conjunta em Abu Dhabi, com suporte da Tawasul Transport, serve como base para aprimorar a operação e replicar o modelo em outras cidades com desafios distintos de infraestrutura e regulamentação.
“A expansão para 15 novas cidades permitirá que mais usuários experimentem a mobilidade autônoma de forma integrada ao aplicativo da Uber, aumentando a eficiência dos transportes urbanos.”
(“The expansion to 15 new cities will allow more users to experience autonomous mobility integrated with the Uber app, enhancing urban transportation efficiency.”)— Diretor de Parcerias, Uber
Além de Abu Dhabi, onde já atua, a parceria pretende incluir Dubai e várias cidades europeias fora da China e EUA, contribuindo para a transformação da mobilidade urbana com soluções autônomas e sustentáveis. A Uber, com mais de 15 parcerias em vários segmentos, fortalece seu portfólio em veículos autônomos para ride-hailing, entregas e transporte de cargas.
“Nossa colaboração com WeRide combina operações locais eficazes e tecnologia de ponta em veículos autônomos para acelerar a adoção de robotáxis globalmente.”
(“Our collaboration with WeRide combines effective local operations and cutting-edge autonomous vehicle technology to accelerate the adoption of robotaxis globally.”)— CEO, WeRide
O conjunto tecnológico aliado a estratégias de parceiro local, como em Abu Dhabi, indica o modelo futuro para outras regiões, com foco em eficiência, segurança e inovação. A expectativa é que essa expansão também incentive avanços em infraestrutura e políticas públicas para EVs e robôs veículos.
Para acompanhar outras notícias relacionadas à mobilidade e veículos elétricos, visite nossa seção Mobilidade e EVs.
Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)