NASA propõe novo plano para missão de retorno de amostras de Marte

São Paulo — InkDesign News — A NASA está reconsiderando seus esforços para trazer amostras de Marte à Terra, após o rover Perseverance coletar uma variedade de amostras desde sua chegada ao planeta vermelho em 2021, em meio a preocupações crescentes com os custos da missão.
Detalhes da missão
A missão de Retorno de Amostras de Marte (Mars Sample Return – MSR) busca coletar e transportar amostras do ambiente marciano, utilizando um sistema otimizado para minimizar custos, estimando-se atualmente cerca de $3 bilhões com a proposta da Lockheed Martin, em contraste com os $11 bilhões previstos anteriormente. O projeto inclui um lançamento programado para a próxima década, embora o cronograma exato ainda não esteja claro e a missão possa ser impactada por futuras decisões políticas.
Tecnologia e objetivos
A proposta da Lockheed Martin apresenta um veículo de lançamento compacto e eficiente, construindo sobre a experiência adquirida com o lander InSight, que pousou em Marte em novembro de 2018. A empresa salientou:
Nossa proposta é executar a missão MSR como uma solução de preço fixo de até $3 bilhões
(“Our most recent commercial industry-led offer to NASA is to execute Mars Sample Return (MSR) as a firm-fixed price solution for under $3 billion.”)— Lockheed Martin, Empresa Aeroespacial
O foco da missão é não apenas coletar amostras, mas também preparar o caminho para futuras missões tripuladas ao planeta, aproveitando designs existentes e limitando a complexidade.
Próximos passos
A colaboração com empresas do setor privado, como a Rocket Lab, também está em andamento, buscando alternativas para o MSR. Além disso, a China planeja a missão Tianwen-3, programada para 2028, o que coloca pressão adicional sobre as iniciativas da NASA. Lockheed ressaltou ainda que:
Utilizando elementos comprovados e limitando novos designs, podemos trazer de volta amostras que desvendarão os mistérios de Marte
(“With a commercial industry approach that focuses on managing key requirements, reducing complexity… we can bring back the samples that will unlock the mysteries of Mars.”)— Lockheed Martin, Empresa Aeroespacial
A abordagem dos Estados Unidos está mudando, com um potencial deslocamento para missões tripuladas, que podem proporcionar uma estratégia mais robusta para coletar amostras do ambiente marciano.
A realização destas missões não apenas impulsiona o avanço da exploração espacial, mas também aprofunda nosso conhecimento sobre possíveis formas de vida fora da Terra, além de contribuir para a preparação de missões humanas em Marte.
Fonte: (Space.com – Space & Exploração)