- Publicidade -
- Publicidade -
Ciência & Exploração

Estudo indica terras de Chornobyl podem ser cultivadas com segurança

- Publicidade -
- Publicidade -

Portsmouth, Reino Unido — InkDesign News — Uma equipe conjunta do Reino Unido e Ucrânia desenvolveu uma nova metodologia para a reavaliação segura de terras agrícolas abandonadas após o acidente nuclear de Chornobyl em 1986, abrindo caminho para o uso controlado dessas áreas.

Contexto da descoberta

Após o desastre nuclear de Chornobyl, vastas áreas no norte da Ucrânia foram consideradas perigosas para o cultivo agrícola, incluindo a zona de exclusão de 4.200 km² e a Zona de Reassentamento Obrigatório de 2.000 km². Apesar de habitações e infraestrutura, essa última permanece sem investimentos oficiais para uso da terra, devido à contaminação por radioisótopos como radiocésio e radiostrontium.

Desde a década de 1990, estudos independentes sugerem que a terra poderia ser utilizada em segurança, embora a falta de consenso político tenha mantido o abandono oficial. Isto não impediu que agricultores locais começassem atividades informais, cujas práticas até então não haviam sido formalmente validadas cientificamente.

Métodos e resultados

Comandada pela Universidade de Portsmouth e pelo Instituto Ucraniano de Radiologia Agrícola, a equipe instalou um protocolo robusto em um campo experimental de 100 hectares na região de Zhytomyr. O protocolo inclui a análise de amostras do solo combinada com a medição da radiação gama externa para prever a absorção de radionuclídeos em culturas como batata, cereais, milho e girassol.

Os resultados mostraram que a dose efetiva de radiação recebida pelos trabalhadores agrícolas está muito abaixo dos limites nacionais de segurança ucranianos e também inferior aos níveis naturais de radiação presentes globalmente. Estes dados indicam que, com monitoramento adequado e respeito às normas de segurança alimentar, a produção agrícola pode ser retomada com segurança.

“Esta pesquisa é importante para as comunidades afetadas pelo desastre de Chornobyl.”
(“This research is important for communities affected by the Chornobyl disaster.”)

— Jim Smith, Professor, University of Portsmouth

Implicações e próximos passos

O estudo apresenta um avanço científico com potencial impacto social, ao oferecer uma abordagem validada para reintroduzir terras agrícolas anteriormente abandonadas, garantindo segurança para trabalhadores e consumidores. Conforme o professor Jim Smith ressalta, “Agora temos uma abordagem científica validada para reintegrar terras valiosas à produção oficial, garantindo segurança tanto para os consumidores quanto para os trabalhadores.”

“Não se trata apenas de Chornobyl. Trata-se de aplicar a ciência e a evidência para proteger as pessoas, evitando o desperdício desnecessário de terras.”
(“This isn’t just about Chornobyl. It’s about applying science and evidence to ensure people are protected, while making sure land isn’t needlessly left to waste.”)

— Jim Smith, Professor, University of Portsmouth

O protocolo desenvolvido poderá ser aplicado em outras regiões afetadas por acidentes radiológicos, apresentando um modelo para que terras contaminadas possam ser reavaliadas e, quando seguro, reutilizadas para a agricultura.

Estes avanços constituem uma base científica sólida para futuras políticas públicas e práticas agrícolas em áreas afetadas por radiação, com impacto direto na segurança alimentar e na recuperação socioeconômica de comunidades anteriormente desassistidas.

Fonte: (sci.news– Ciência & Descobertas)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!