Anatel realiza leilão da Rota da Celulose com quatro ofertas e atrai investimento

Mato Grosso do Sul — InkDesign News — A concessão da Rota da Celulose, abrangendo rodovias federais BR-262 e BR-267 e estaduais MS-040, MS-338 e MS-395, recebeu quatro ofertas para o leilão marcado para quinta-feira (8) na B3, em São Paulo.
Panorama econômico
O projeto de concessão das rodovias essenciais para o escoamento da produção do Centro-Oeste brasileiro foi retomado após o fracasso da tentativa de leilão em dezembro do último ano, quando nenhuma proposta foi apresentada. A modelagem do certame passou por ajustes, incluindo mudanças no cronograma das obras consideradas essenciais, agora previstas para serem concluídas entre o 6º e 8º ano do contrato, com duração de 30 anos. Essas rodovias são importantes para o desenvolvimento econômico da região, que tem papel relevante na produção agrícola nacional. A estabilidade da inflação, a política de juros do Banco Central e o crescimento do PIB são fatores que influenciam a atratividade dos investimentos na infraestrutura.
Indicadores e análises
Quatro propostas foram entregues, oriundas dos fundos de investimento BTG, XP, um consórcio entre Kinea e Way e a K-Infra. A definição do vencedor ocorrerá pelo maior desconto oferecido sobre a tarifa de pedágio. A concessão prevê investimentos da ordem de R$ 10,1 bilhões para modernização da infraestrutura ao longo de 870,3 quilômetros de rodovias. Entre as melhorias previstas, destacam-se 115 km em duplicações de rodovias, 457 km de acostamentos, 245 km de terceiras faixas, 12 km de vias marginais, 38 km de contornos urbanos, 25 acessos, 22 passagens de fauna e o alargamento de 20 pontes.
Impactos e previsões
O novo contrato traz impacto significativo para o setor de transporte e logística da região Centro-Oeste, que depende dessas vias para o escoamento de sua produção agrícola e industrial. A modernização e ampliação da infraestrutura podem reduzir custos e prazos logísticos, tornando os produtos mais competitivos no mercado interno e externo. Além disso, a construção do contorno de Três Lagoas, que ficará sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) até a sua conclusão no 4º ano, reduzirá o tráfego urbano e o impacto ambiental da passagem de veículos pesados pela cidade.
“As portas do BNDES estão abertas para todos os estados”
(“The doors of BNDES are open to all states”)— Aloizio Mercadante, Ministro da Economia
“A definição da vencedora será feita pelo maior desconto oferecido na tarifa de pedágio”
(“The winner will be decided based on the highest discount offered on the toll tariff”)— Fontes próximas ao leilão
Com a retomada do leilão, espera-se maior interesse dos investidores no desenvolvimento de infraestrutura viária, contribuindo para dinamizar a economia regional e nacional. Monitoramentos futuros poderão acompanhar a execução dos investimentos e os resultados sobre a logística e competitividade. Decisões em política fiscal e monetária também terão papel no ambiente de negócios para concessões de infraestrutura.
Fonte: (CNN Brasil – Economia)