
São Paulo — InkDesign News — A cultura geek e os games estão em um momento delicado, com cortes significativos na indústria. A Xbox anunciou demissões em massa, afetando mais de 9.100 funcionários, o que também sinaliza o cancelamento do projeto Everwild do estúdio Rare.
Lançamento e features
O game Everwild, um título de ação e aventura, foi oficialmente anunciado há quase seis anos e prometia uma experiência que misturava mecânicas de exploração com elementos do cultuado Viva Piñata. Entretanto, segundo o repórter da Bloomberg, Jason Schreier, o jogo foi cancelado “de acordo com pessoas familiarizadas” com a situação.
A ação foi tomada para “posicionar o setor de jogos para um sucesso duradouro e permitir que nos concentremos em áreas estratégicas de crescimento”
(“to position Gaming for enduring success and allow us to focus on strategic growth areas.”)— Phil Spencer, CEO, Xbox
Recepção e audiência
Até agora, a recepção do jogo havia sido positiva, com expectativa gerada em torno de seu lançamento. Porém, a falta de atualizações desde 2020 e relatos de desenvolvimento problemático indicavam uma trajetória incerta. As métricas de engajamento também mostravam que o público estava animado por novas informações, mas Everwild se tornou notavelmente ausente das apresentações da Xbox.
Tendências e mercado
Desde 2002, a Rare foi uma das primeiras aquisições da Xbox. No entanto, a reputação do estúdio se tornou irregular ao longo dos anos, impactada por mudanças na liderança e pela saída de talentos fundamentais. Embora títulos como Sea of Thieves tenham sido bem recebidos, o estúdio luta para solidificar sua identidade no cenário competitivo de jogos.
Com o cenário de demissões na Microsoft e o cancelamento de projetos, o futuro da Rare e da Xbox ainda é incerto. A indústria observa atentamente as consequências desse movimento, que pode redefinir a abordagem da Xbox em relação a novos lançamentos e desenvolvimento sustentável.
Próximos eventos relacionados a novas DLCs e lançamentos serão cruciais para entender o impacto deste cenário na indústria de games.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)