
Brasília — InkDesign News — Estudantes da rede pública nascidos em novembro e dezembro e participantes do programa Pé-de-Meia de 2025 receberão, nesta segunda-feira (30), a quarta parcela do incentivo-frequência, contribuindo para a permanência escolar e a conclusão do ensino médio.
Contexto educacional
Historicamente, a taxa de conclusão do ensino médio no Brasil apresenta desafios, com uma média inferior a 80%. O Programa Pé-de-Meia, que se destaca por seu enfoque em estudantes de baixa renda, foi idealizado para mitigar essa realidade, através de incentivos financeiros que fomentam não só a assistência, mas também a valorização da Educação. Os alunos devem manter uma frequência mínima de 80% para ter direito ao benefício, promovendo um ambiente de responsabilidade e engajamento.
Políticas e iniciativas
O governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), desenvolveu a Poupança do Ensino Médio, que inclui quatro tipos de incentivos. Entre eles, a parcela por frequência, que injetará R$ 200 a cada aluno que cumpre as normativas exigidas ao longo do ano letivo. Segundo a caixa econômica, “esta etapa contará com a distribuição do benefício a cerca de 3,2 milhões de estudantes”. Além das parcelas mensais, o programa contempla a recompensa pela conclusão dos três anos e a participação no Enem, podendo totalizar até R$ 9,2 mil por aluno ao longo do período escolar.
Desafios e perspectivas
Contudo, o programa enfrenta obstáculos significativos, como a desigualdade no acesso à internet e à tecnologia necessária para movimentação das contas do Caixa Tem especialmente em regiões remotas. “O consentimento da movimentação da conta para menores de idade requer a intermediação do responsável legal, o que pode ser um entrave”, aponta um especialista em políticas educacionais. A jornada ainda é árdua, mas estratégias para melhorar a infraestrutura e capacitar os responsáveis poderão ampliar o alcance dos benefícios.
As expectativas são de que, ao promover o aumento da taxa de conclusão do ensino médio, o Pé-de-Meia se converta em um modelo de referência na educação pública, com um impacto positivo consistente nas próximas gerações.
Fonte: (Agência Brasil – Educação)