
Brasília — InkDesign News — O prazo para candidatos que tiveram negadas as solicitações de atendimento especializado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 entrar com recursos se encerra nesta sexta-feira, 27 de outubro. A medida visa atender estudantes com necessidades especiais ao longo do exame, uma questão crucial na pauta educacional do país.
Contexto educacional
O Enem, enquanto avaliação nacional, serve não apenas como um termômetro do desempenho escolar, mas também como porta de entrada para o ensino superior no Brasil. A inclusão de candidatos com deficiências e necessidades especiais é um passo essencial para garantir equidade no acesso à educação. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a cada ano, um número crescente de estudantes busca por atendimentos especializados, refletindo a diversidade e complexidade da população escolar brasileira.
Políticas e iniciativas
Para pleitear uma nova análise de suas solicitações, os candidatos devem submeter documentação que comprove a necessidade do atendimento. Os laudos devem ser apresentados em formatos como PDF, PNG ou JPG, com um limite de 2MB. Além disso, é imprescindível que contenham informações detalhadas, como nome completo do participante, diagnóstico da condição e identificação do profissional que assina o documento. Como destacado no edital do Enem 2025, “o documento deve ser legível e estar em língua portuguesa”. Com a aprovação do atendimento, candidatos poderão acessar recursos como provas em braile e tempo adicional durante as avaliações.
“O participante que tiver o recurso aprovado pelo Inep para atendimento especializado poderá contar, por exemplo, com provas em braile e tempo adicional.”
(“The participant who has the resource approved by Inep for specialized care may count on, for example, braille tests and additional time.”)— Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Desafios e perspectivas
Apesar das políticas implantadas, a implementação de um atendimento ideal é frequentemente afetada por desafios estruturais, como a falta de infraestrutura adequada nas escolas e nas salas de aplicação. A desigualdade regional também se coloca como um fator crítico, impactando a equidade no acesso aos serviços oferecidos. As próximas edições do Enem devem buscar estratégias para mitigar esses desafios, ampliando as oportunidades para todas as camadas da população. O Inep já está trabalhando para tornar os processos de inscrição e aplicação cada vez mais inclusivos.
“Os candidatos devem evitar laudos incompletos.”
(“Candidates should avoid incomplete reports.”)— Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Com a aplicação das provas marcada para os dias 9 e 16 de novembro, e questões específicas como o funcionamento nas cidades de Belém em razão da COP30, o movimento pela inclusão de estudantes com necessidades especiais permanece uma prioridade para o Inep e para o sistema educacional brasileiro. A expectativa é que, com as devidas adequações, todos os estudantes tenham condições justas para demonstrar seu conhecimento durante a avaliação.
Fonte: Agência Brasil – Educação