
São Paulo — InkDesign News — O advento da tecnologia generativa tem gerado inquietações no mundo da cultura digital, especialmente com o recente lançamento da máquina de vídeos da Google, a Veo 3, que visa transformar a produção de conteúdo na plataforma YouTube.
Contexto e lançamento
A Veo 3 posiciona-se como uma evolução nos sistemas de inteligência artificial voltados para a criação de vídeos, permitindo a geração automática de conteúdo em grande escala. Essa abordagem se inspira em tendências anteriores, como os algoritmos de recomendação de conteúdo, mas o que a distingue é sua capacidade de produzir vídeos de forma autônoma, particularmente voltando-se para niches como os vlogs de ASMR. Os críticos já sinalizam que esse fenômeno poderá impactar a autenticidade do conteúdo disponível na rede.
Design e especificações
A Veo 3 compreende um software robusto que combina aprendizado de máquina com avançados algoritmos de geração de mídia. Se destaca pela capacidade de simular interações humanas em vídeos, permitindo a recriação de variadas experiências visuais e sonoras. A máquina produz vídeos como os de “Is It Cake?”, oferecendo experiências “estranhamente satisfatórias”, que são geradas especificamente para provocar reações sensoriais no público.
Repercussão e aplicações
O impacto cultural dessa tecnologia já é palpável, com um aumento notável na produção de vídeos de ASMR gerados por inteligência artificial, conforme observa Justine Moore:
A questão é que o ASMR de IA está ficando cada vez melhor
(“Guys I hate to say it but the AI ASMR is only getting better”)— Justine Moore, Criadora de Conteúdo
. Esse fenômeno levanta questões sobre a natureza do entretenimento e dos conteúdos que consumimos, com muitos usuários se perguntando sobre a autenticidade de uma experiência mediada por algoritmos. Em um cenário em que a integridade do conteúdo é frequentemente desafiada, a tecnologia da Veo 3 promete também reconfigurar a forma como as marcas se comunicam com os consumidores, levando a uma nova era de publicidade digital.
À medida que o cenário digital evolui, a possibilidade de se contar com um “berço” da IA para nos embalar ao sono se torna cada vez mais próxima. Todavia, para alguns criadores e espectadores, a busca por um conforto genuíno nas experiências de ASMR está se transformando em um dilema ético. Como podemos notar em outros segmentos, não se pode ignorar a crescente resistência da comunidade artística em relação a essa nova onda gerada pela Veo 3.
O futuro promete uma expansão de soluções que integram IA e experiências sensoriais, com a expectativa de que a tecnologia se torne mais sofisticada e nuançada, redefinindo a arte de contar histórias e a forma como interagimos com o conteúdo digital.
Fonte: (Gizmodo – Cultura Tech & Geek)