
São Paulo — InkDesign News — A startup de micromobilidade Voi está buscando aquisições, com foco especial na Bolt, uma superaplicativo de mobilidade europeia conhecida principalmente pelo serviço de transporte de passageiros.
Autonomia e bateria
A autonomia dos veículos elétricos (EVs) se torna um elemento crucial em um contexto de crescente rivalidade no setor. Os modelos de e-scooters e e-bikes da Voi são projetados para fornecer uma experiência de transporte ágil, atendendo a demandas urbanas. No entanto, a autonomia média desses veículos pode variar entre 30 a 60 km, dependendo de fatores como condições climáticas e estilo de pilotagem.
“A micromobilidade é muito difícil, e tem o aspecto de hardware, mas sem o efeito de rede que serviços como entrega de alimentos e transporte podem gerar”
(“Micromobility is very difficult, and it has the hardware aspect, but no network effect like how food delivery and ride-hailing [can lead to] grocery delivery, as well.”)— Frederik Hjelm, CEO, Voi
Infraestrutura de recarga
O custo e a infraestrutura de recarga para EVs ainda são preocupações que impactam a adoção das soluções de micromobilidade. A Voi investe em parcerias com empresas locais para proporcionar uma infraestrutura de recarga acessível, que pode ser crucial para otimizar o desempenho de seu parque de veículos.
Tecnologia autônoma
Enquanto a Voi foca na experiência do usuário, a Bolt, por sua vez, tem se desafiado em múltiplos verticais. O CEO Hjelm apontou que a Bolt precisa se destacar em várias áreas ao mesmo tempo, o que pode diluir seu foco em micromobilidade.
“Estou ciente de que a marca pode atrair usuários, mas não acredito que o reconhecimento de marca compense uma experiência de usuário inferior”
(“I don’t think brand recognition is enough to make up for a worse user experience.”)— Frederik Hjelm, CEO, Voi
A questão de como cada empresa administra sua tecnologia e operações também se destaca. A Voi tem mostrado um forte compromisso em utilizar dados para otimizar a alocação de veículos, enquanto Bolt, segundo críticos, utiliza preços mais baixos como estratégia para aumentar a adoção.
Com os resultados de 2024 indicando que a Bird reportou um EBITDA ajustado de $19 milhões, enquanto a Voi alcançou $17,9 milhões, o cenário competitivo se intensifica. A Bolt não compartilhou números financeiros detalhados de sua divisão de micromobilidade, mas reportou uma receita total de $2,11 bilhões em 2024.
À medida que o mercado evolui, a Voi parece bem posicionada para explorar novas inovações e expandir sua presença, aliando tecnologia de dados a um serviço de qualidade superior.
Fonte: (TechCrunch – Mobilidade & EVs)