
São Paulo — InkDesign News — O design contemporâneo tem sido revolucionado por inovações que combinam estética e funcionalidade, como demonstrado na nova série Origami do designer Mark Goudy, que mescla algoritmos e cerâmica em obras de arte impressionantes.
Design de produto
As peças da série Origami são esculturas de porcelana que evocam a prática tradicional japonesa de origami, parecendo ser feitas de papel, mas nascidas de código e argila. Essas criações trazem à tona a filosofia de Goudy, que busca "formas mínimas com complexidade oculta" (“minimal forms with hidden complexity”). As técnicas de dobra não apenas proporcionam uma aparência inovadora, mas também respondem a necessidades de eficiência espacial, portabilidade e reconfigurabilidade no design de produtos.
Inovação e materiais
A combinação de design algorítmico e materiais de alta qualidade caracteriza o processo criativo de Goudy. Utilizando arquivos digitais, ele 3D imprime moldes mãe e cria moldes de gesso para fundir a porcelana, que depois é meticulosamente finalizada à mão. Este método resulta em formas de porcelana fina e translúcida que interagem com a luz e a sombra, criando um efeito visual de leveza.
“Suas peças evocam paisagens naturais: dunas, ondas e lanternas cobertas de neve”
(“His pieces evoke natural landscapes: dunes, waves, snow-laden lanterns”)— Mark Goudy, Designer
Sustentabilidade e impacto
O uso de pigmentos como sais metálicos em aquarela para aplicar sobre a argila queimada adiciona um tom de sofisticação às obras. Os sais penetram na cerâmica, criando nuances que remetem à água e à distância, refletindo uma preocupação com a sustentabilidade através do uso de materiais naturais e processos que minimizam desperdícios. Isso ressalta um design que não apenas atende às demandas estéticas, mas também se preocupa com seu impacto ambiental.
As tendências futuras em design mostram um potencial crescente na combinação de arte, tecnologia e sustentabilidade, na busca sempre por novas formas de inovação. A série Origami de Goudy exemplifica essa intersecção, onde cada peça não é apenas um objeto de decoração, mas um convite à contemplação.
Fonte: (yankodesign – Design)