- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Robótica & Automação

Plus, desenvolvedor de caminhões autônomos, abre capital via SPAC

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — A Plus Automation Inc., uma empresa focada em software e inteligência artificial para caminhões autônomos, anunciou sua entrada no mercado de ações por meio da Churchill Capital Corp IX, uma empresa de aquisição de propósito específico (SPAC). O desdobramento ocorre em um momento crítico, diante da atual escassez de motoristas na indústria de transporte.

Tecnologia aplicada

O núcleo da estratégia da Plus é o sistema SuperDrive, que habilita a condução autônoma de nível 4 segundo a classificação da SAE. O sistema é projetado para operar caminhões pesados e incorpora uma arquitetura de redundância em três camadas, priorizando a segurança e eficiência na operação. “Trucking é a espinha dorsal da economia global, mas a indústria enfrenta uma escassez persistente de motoristas que o transporte autônomo tem o potencial de resolver,” declarou Michael Klein, CEO da Churchill IX.

Desenvolvimento e testes

A Plus já validou sua tecnologia com mais de cinco milhões de milhas de condução. Atualmente, a empresa realiza testes em estradas públicas no Texas e na Suécia, enquanto outras provas com frotas de clientes estão previstas para o outono de 2025. O SuperDrive recentemente alcançou um marco importante de validação de segurança com um modelo sem motorista, demonstrando sua capacidade em cenários reais. Em abril de 2025, a empresa anunciou resultados promissores que evidenciam a eficácia do seu sistema em condições não-controladas.

Impacto e aplicações

O modelo de integração da Plus com fabricantes de veículos comerciais, como TRATON GROUP e IVECO, permite uma implementação escalável através de canais de fabricação e serviço confiáveis. “A adoção ampla depende da confiança no desempenho e segurança dos veículos,” afirmou Klein. A combinação desses esforços tem o potencial de aumentar a eficiência operacional e oferecer um retorno sobre investimento significativo para operadores de frotas, especialmente em uma era de crescente demanda por soluções de logística autônoma.

À medida que a Plus avança em sua estratégia, a expectativa é lançar caminhões autônomos de fábrica em 2027, inicialmente nos EUA e depois na Europa. O fechamento da transação com a Churchill IX está agendado para o quarto trimestre de 2025, dependendo das aprovações usuais.

Fonte: (The Robot Report – Robótica & Automação)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!