a16z investe na startup Dex para expandir SaaS de recrutamento AI B2B

Londres — InkDesign News —
A startup britânica Dex, apoiada pelo fundo Speedrun da aclamada firma de venture capital Andreessen Horowitz, desenvolve uma plataforma de software empresarial baseada em IA para matchmaking e coaching de talentos. O foco é aprimorar a retenção em empresas do setor tecnológico com soluções integradas para recrutamento.
Funcionalidades
A Dex atua como um agente de talentos movido por IA conversacional, que realiza entrevistas por voz com candidatos para captar experiência, habilidades e ambições. A plataforma ajuda o profissional a planejar a carreira, encontrar oportunidades, preparar-se para entrevistas e negociar ofertas, tanto para candidatos ativos quanto para passivos. Para os recrutadores, a ferramenta realiza conversas para entender as demandas e cultura interna, garantindo um alinhamento preciso com os perfis avaliados.
“Dex talks through what you want — your preferences and needs — and asks questions to deeply understand your experience and skills.”
— Paddy Lambros, CEO, Dex
Além do atendimento personalizado, Dex utiliza múltiplos modelos de linguagem de larga escala (LLMs) como OpenAI, Google Gemini e Meta Llama, alternando conforme avanços tecnológicos para garantir a melhor performance e atualização das respostas.
Implementação
Desenvolvida por ex-executivos da Atomico, a plataforma está em fase beta fechada com cerca de duas dezenas de empresas de tecnologia do Reino Unido, incluindo duas unicórnios locais. Utilizando bases públicas de dados e insights de mais de 50 líderes de recrutamento, a solução fundamenta-se em análises profundas e frameworks de contratação reconhecidos na indústria.
“Dex speaks with hiring managers and candidates to deeply understand what a great fit looks like.”
— Harry Uglow, CTO, Dex
Esse processo reduz significativamente o tempo gasto por candidatos na busca por vagas e aplicação a processos seletivos, tornando o software um diferencial para áreas de talentos em empresas que buscam eficiência e qualidade de contratação.
ROI
A promessa da Dex é reduzir o turnover e melhorar a adaptação e engajamento do colaborador ao alinhar perfeitamente demandas e perfis. O uso do sistema evita processos burocráticos como elaboração de currículos e cartas de apresentação, automatizando desde o sourcing até a introdução ao gestor de contratação, reduzindo custos operacionais e aumentando a assertividade no hiring.
“Hiring isn’t about filling seats — it’s about creating lasting partnerships that benefit employees and companies.”
— Paddy Lambros, CEO, Dex
Com US$ 3,1 milhões captados em rodada pré-seed, a startup planeja expansão no mercado britânico inicialmente, com a expansão internacional prevista para fases posteriores, além da ampliação nas equipes de engenharia e marketing.
Para o campo do software empresarial, a Dex surge em um cenário competitivo ao lado de unicorns e iniciativas como a integração de IA no LinkedIn, com um diferencial focado em personalização profunda e acompanhamento contínuo do talento.
Enterprise Tech e Software Empresarial
Fonte: (TechCrunch – Enterprise Tech)