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Educação

INEP retoma certificação do ensino médio com Enem

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Brasília — InkDesign News — O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) voltará a ser utilizado, a partir de 2025, como certificação de conclusão do ensino médio, um passo que reintroduz a função do exame na educação básica brasileira.

Contexto educacional

Com a descontinuação da certificação de ensino médio via Enem em 2017, muitos estudantes passaram a recorrer ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), a nova medida visa não apenas facilitar o acesso à certificação, mas também atender a uma demanda crescente de alunos que não concluem o ensino médio na idade regular.

Políticas e iniciativas

Conforme a Portaria nº 382/2025, candidatos devem ter no mínimo 18 anos e atingir a pontuação mínima de 450 pontos em cada área do exame, além de pelo menos 500 pontos na redação. A inscrição é isenta de taxas para aqueles inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A iniciativa é crucial para democratizar o acesso à educação e formalizar a conclusão do ensino médio.

Desafios e perspectivas

Apesar das inovações, o governo enfrenta desafios significativos. A desigualdade regional e a infraestrutura escolar limitada em algumas áreas podem impactar a preparação dos estudantes. Como destacou um representante do MEC:

A inclusão ao ensino médio deve ser acompanhada de esforços conjuntos, que reúnam governo e sociedade civil para superar obstáculos tradicionais da educação brasileira.
(“The inclusion in high school must be accompanied by joint efforts, bringing together government and civil society to overcome traditional obstacles in Brazilian education.”)

— Ministro da Educação

Além disso, a responsabilidade pela emissão dos certificados de conclusão do ensino médio recai sobre as secretarias estaduais e institutos federais, o que pode gerar variabilidade nas experiências dos alunos. Sendo assim, o futuro do Enem como ferramenta de certificação dependerá não apenas da execução das novas regras, mas também da colaboração entre os diversos níveis de governo e instituições educacionais.

Ao reintroduzir essa função, o Enem pode impactar positivamente a educação no Brasil, permitindo que mais indivíduos comprovem suas competências e melhorem suas oportunidades de carreira.

Fonte: (Agência Brasil – Educação)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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