
São Paulo — InkDesign News — Os preços do petróleo registraram aumento nesta sexta-feira (23), impulsionados pela cobertura de posições por investidores dos Estados Unidos, em um cenário de incertezas sobre as negociações nucleares com o Irã, fatores que podem impactar a inflação e a política monetária.
Panorama econômico
O mercado de petróleo está enfrentando uma volatilidade considerável, refletindo o contexto geopolítico tenso e as decisões de política monetária dos principais países produtores. As negociações entre Estados Unidos e Irã em Roma, focadas na redução do programa nuclear da República Islâmica, têm gerado apreensão entre os comerciantes. Caso não haja um acordo, há o temor de interrupções nos suprimentos de petróleo, o que poderia exacerbar a inflação global.
Indicadores e análises
Os contratos futuros do petróleo Brent fecharam a US$ 64,78 por barril, com uma alta de 0,54%. Da mesma forma, os contratos futuros do West Texas Intermediate dos EUA subiram para US$ 61,53, também com alta de 0,54%. O analista sênior do Price Futures Group, Phil Flynn, comentou:
“Acho que há alguma cobertura de posições vendidas para este fim de semana.”
(“I think there’s some short covering going into the weekend.”)— Phil Flynn, Analista Sênior, Price Futures Group
Este aumento é ainda mais significativo considerando a proximidade do fim de semana do Memorial Day nos EUA, que marca o início da temporada de maior demanda por combustíveis.
Impactos e previsões
A possibilidade de aumento na produção de petróleo pela Opep+, que planeja elevar a oferta em 411 mil barris por dia (bpd) em julho, pode também afetar a dinâmica de preços. “O mercado de petróleo tem sido pressionado por dois fatores”, disse Andrew Lipow, presidente da Lipow Oil Associates, enfatizando as incertezas geradas pelas tarifas comerciais.
“Aguardamos o impacto das tarifas sobre a demanda de petróleo e espera-se que a Opep+ aumente a oferta novamente neste verão.”
(“We are waiting for the impact of tariffs on oil demand and expect Opec+ to raise supply again this summer.”)— Andrew Lipow, Presidente, Lipow Oil Associates
A Opep+ poderá desfazer cortes voluntários de produção, o que pode resultar em novas pressões sobre os preços, afetando tanto a indústria quanto os consumidores.
Nos próximos dias, as expectativas permanecerão voltadas para os desdobramentos nas negociações entre Estados Unidos e Irã, assim como as decisões da Opep+, que poderão moldar o futuro do mercado de petróleo e suas implicações econômicas.
Fonte: (CNN Brasil – Economia)