
São Paulo — InkDesign News — A montadora chinesa GAC oficializou sua entrada no Brasil nesta sexta-feira (23), apresentando cinco modelos de veículos ao mercado, com a meta de vender cerca de 100 mil unidades até 2030, como afirmou Wei Haigang, presidente internacional da empresa, em entrevista à CNN.
Panorama econômico
No contexto do mercado automobilístico brasileiro, a chegada da GAC destaca-se em um cenário de crescente demanda por veículos elétricos e híbridos. O Brasil, que já enfrenta desafios econômicos em termos de inflação e taxas de juros, se mostra promissor para montadoras que desejam diversificar suas ofertas em meio à transição energética global.
Indicadores e análises
A GAC introduz em seu portfólio quatro modelos totalmente elétricos e um híbrido. Os preços iniciais variam entre R$ 169.990,00 e R$ 299.990,00. Entre os modelos, o Aion V, SUV elétrico com bateria de 75,3 kWh, se destaca por sua autonomia de 389 km, enquanto o GS4, SUV híbrido, promete um consumo urbano de 14,1 km/l.
“Vamos focalizar o mercado brasileiro e lançar modelos híbridos e 100% elétricos. Nossa expectativa é de, até 2030, vender cerca de 100 mil unidades.”
(“We will focus on the Brazilian market and launch hybrid and 100% electric models. Our expectation is to sell about 100 thousand units by 2030.”)— Wei Haigang, Presidente Internacional da GAC
Impactos e previsões
A expansão da GAC com 83 pontos de venda, incluindo 50 em shoppings, representa uma estratégia de penetração significativa no Brasil. A empresa planeja atingir 120 pontos até o final do ano, cobrindo todas as regiões. A GAC, ao integrar sua produção local, agrega valor à economia e pode impulsionar a indústria de veículos elétricos no Brasil, proporcionando alternativas sustentáveis ao consumidor.
“Somos uma empresa que faz desde a mineração para a bateria, até a montagem do carro, revisão, manutenção e reciclagem das baterias.”
(“We are a company that does everything from mining for the battery to car assembly, maintenance, and battery recycling.”)— Wei Haigang, Presidente Internacional da GAC
Com o investimento aproximado de US$ 1,3 bilhão (cerca de R$ 7,35 bilhões), a GAC não apenas visa atender à demanda interna, mas também pretende se estabelecer como um hub para a exportação de veículos na América Latina, refletindo um movimento estratégico em tempos de inovação tecnológica no setor automobilístico.
Fonte: (CNN Brasil – Economia)