- Publicidade -
- Publicidade -
Space & Exploração

Amazon enfrenta atrasos na produção de satélites para rival Starlink

- Publicidade -
- Publicidade -

Cabo Canaveral — InkDesign News —

A missão de lançar uma frota de satélites LEO para prover internet global, o Project Kuiper da Amazon, enfrenta lentidão na produção e atrasos nos lançamentos, o que compromete o cumprimento de metas governamentais para o próximo ano.

Detalhes da missão

O Project Kuiper visa lançar 1.600 satélites em órbita baixa da Terra (LEO) até o verão de 2025. O objetivo é oferecer conexão de internet a regiões remotas por meio de uma constelação que competirá diretamente com o Starlink, da SpaceX. Atualmente, o Kuiper completou apenas algumas dezenas de satélites, muito abaixo da taxa necessária para atender ao cronograma.

“O concorrente do Starlink de Elon Musk completou apenas algumas dezenas de satélites, e precisa quadruplicar sua produção para atender ao prazo governamental.”
(“The competitor to Elon Musk’s Starlink has completed only a few dozen satellites, and needs to quadruple its production to meet the government deadline.”)

— Bloomberg

Em comparação, o Starlink já possui aproximadamente 8.000 satélites em órbita e atende a mais de 5 milhões de clientes, estabelecendo uma vantagem significativa para a Amazon.

Orçamento e cronograma

Além dos desafios na fabricação, o lançamento dos satélites Kuiper sofre com atrasos em seu transporte para o espaço, causados por condições climáticas e limitações nos veículos lançadores. Por exemplo, um lançamento agendado para o início deste mês foi cancelado devido ao mau tempo e remarcado para a próxima semana, utilizando um foguete Atlas V.

“Um lançamento programado para o início deste mês foi cancelado por causa do clima e foi reagendado para a próxima semana.”
(“A launch scheduled for earlier this month was called off due to weather and is now rescheduled for next week.”)

— Space.com

Os atrasos obrigam a revisar o cronograma operacional e podem impactar os investimentos futuros, considerando o elevado custo de produção dos satélites e as despesas com os lançamentos espaciais.

Resultados científicos

A constelação Kuiper tem a missão de ampliar o acesso mundial à internet, principalmente em áreas sem infraestrutura adequada. Ao fornecer conexão a regiões remotas, o projeto também pode contribuir para o avanço tecnológico em telecomunicações e análise de dados via satélite, impactando setores como educação, saúde e agricultura.

O aumento da disponibilidade de internet de alta velocidade permitirá também o desenvolvimento de novas pesquisas relacionadas à conectividade global e à otimização de redes espaciais.

O próximo passo da missão envolve recuperar o ritmo de produção e garantir os lançamentos programados para alcançar os objetivos governamentais estabelecidos para 2025. O desempenho do Kuiper nos próximos meses será determinante para a competitividade com outras constelações espaciais que oferecem serviços similares.

Saiba mais sobre exploração espacial em nossa cobertura: Exploração Espacial e Espaço.

Fonte: (TechCrunch – Space & Exploração)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!