- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Política

Defesa de Ramagem recorre decisão do STF sobre ação penal no governo

- Publicidade -
- Publicidade -

Brasília — InkDesign News — A defesa do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) recorreu nesta sexta-feira (16) da decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que limitou a suspensão da ação penal contra o parlamentar, investigado por suposta participação em tentativa de golpe de Estado.

Contexto político

A denúncia contra Ramagem, aceita em março pela Primeira Turma do STF, trata da suposta participação do parlamentar em organização criminosa que teria atuado entre junho de 2021 e janeiro de 2023. A defesa alega omissão do STF ao não considerar a hipótese de crime permanente, prevista na Lei 12.850/2013, e sustenta que a decisão da Câmara dos Deputados, que suspendeu integralmente a ação penal contra Ramagem em 7 de maio com 315 votos favoráveis, deve prevalecer.

Reações e debates

O STF manteve o processo criminal contra Ramagem por três crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa, afastando as acusações de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A decisão do STF criou um embate com o Legislativo, que aprovou a suspensão completa da ação penal, gerando polarização entre as esferas de poder.

“Nessa direção, tendo por elemento subjetivo do tipo o dolo de associação à prática de ilícitos, a consumação da infração penal prevista no art. 2º, caput, da Lei 12.850/2013 protrai-se durante o período em que os agentes permanecem reunidos pelos propósitos ilícitos comuns, circunstância que caracteriza a estabilidade e a permanência que o diferem do mero concurso de agentes, motivo pelo qual é conceituado pela doutrina como crime permanente”

— Defesa do deputado Alexandre Ramagem

“Ao deixar de aludir à natureza permanente do crime tipificado no art. 2º da Lei n. 12.850/2013, reiteradamente declarada pela jurisprudência desse Supremo Tribunal Federal, o acórdão embargado, com a vênia devida, incidiu em omissão”

— Defesa do deputado Alexandre Ramagem

Desdobramentos e desafios

Com o recurso, a defesa busca a ampliação da suspensão da ação penal para todos os crimes imputados ao parlamentar, o que manteria o trâmite exclusivamente na esfera legislativa. A instrução do processo no STF já está em andamento, com depoimento de testemunhas. Esse cenário poderá aprofundar o conflito institucional entre STF e Câmara dos Deputados, além de impactar o debate sobre a imunidade penal de membros do Congresso Nacional.

As próximas fases do caso demandarão análise detalhada do Supremo sobre os limites da autonomia parlamentar frente à persecução criminal, com significativas implicações para a governança democrática e o equilíbrio entre os poderes.

Fonte: (CNN Brasil – Política)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!