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Política

Moraes pede vista em julgamento no STF sobre viagem de pets e governo

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Brasília — InkDesign News — O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista no julgamento que analisa a decisão que suspendeu a lei estadual do Rio de Janeiro que obrigava companhias aéreas a transportar gratuitamente animais de suporte emocional ou de serviço na cabine de voos com origem ou destino no estado, adiando o desfecho do processo por até 90 dias.

Contexto político

O caso chegou ao STF a partir de ação proposta pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), que contestou a constitucionalidade da norma fluminense, defendendo que a competência para legislar sobre direito aeronáutico e transporte aéreo é exclusiva da União. Tal entendimento baseia-se na regulamentação existente via resoluções e portarias da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), órgão responsável por disciplinar o setor.

Em sua decisão liminar, o ministro André Mendonça suspendeu a lei estadual em novembro de 2023, destacando que “a Constituição é clara ao fixar que é privativa da União a competência para legislar sobre direito aeronáutico, diretrizes da política nacional de transportes, navegação aérea e transportes”.

Reações e debates

O pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes interrompe o julgamento em plenário virtual, onde os ministros avaliam se mantêm ou não a suspensão da norma estadual. O adiamento se dá em momento de debates mais amplos no Congresso sobre a regulamentação do transporte de animais domésticos em aeronaves.

Conhecida como “Lei Joca”, a proposta de lei que tramita no Congresso foi aprovada pelo Senado em junho de 2024 e aguarda análise final na Câmara dos Deputados. A relatora, senadora Margareth Buzetti (PSD-MT), promoveu alterações que flexibilizam a obrigatoriedade imposta inicialmente, permitindo que animais de estimação possam ser transportados tanto na cabine quanto no compartimento de carga, dependendo do porte e peso. A exceção permanece para cães-guia, que devem acompanhar seus tutores na cabine, e o projeto prevê serviço de rastreamento para os pets.

“A Constituição é clara ao fixar que é privativa da União a competência para legislar sobre direito aeronáutico, diretrizes da política nacional de transportes, navegação aérea e transportes”
(“The Constitution is clear in assigning to the Union the exclusive competence to legislate on aeronautical law, guidelines of the national transport policy, air navigation and transport”)

— Ministro André Mendonça, STF

“O projeto que tramita no Congresso prevê regras que contemplam tanto a segurança das companhias aéreas quanto o direito dos tutores de transportar seus animais de forma segura e adequada”

— Senadora Margareth Buzetti, PSD-MT

Desdobramentos e desafios

Com o julgamento suspenso até o retorno do pedido de vista, o debate sobre a regulação do transporte de animais em aviões segue pendente no STF. Paralelamente, a aprovação final da “Lei Joca” na Câmara dos Deputados será decisiva para estabelecer parâmetros claros e nacionais sobre o tema, enfrentando o desafio de harmonizar interesses do setor aéreo, direitos dos consumidores e o bem-estar animal.

Além disso, a decisão do STF impactará diretamente a segurança jurídica do tema, considerando a uniformização necessária para o transporte aéreo, que é da competência federal, conforme ressaltado pela CNT e confirmado pela Agência Nacional de Aviação Civil.

Este cenário demanda acompanhamento atento por parte dos poderes públicos, setor privado e sociedade civil, dada a complexidade envolvida e o avanço de projetos legislativos correlatos.

Fonte: (CNN Brasil – Política)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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