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Política

Chefe do INSS pede calma sobre ressarcimento em meio ao governo

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Brasília — InkDesign News — O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, pediu nesta quarta-feira (14) que aposentados e pensionistas “tenham calma” ao usar o aplicativo “Meu INSS” para contestar descontos associativos considerados indevidos, em meio à nova funcionalidade que permite a solicitação de reembolso.

Contexto político

Esta quarta-feira marcou o primeiro dia da operação do serviço de contestação e reembolso de descontos associativos no “Meu INSS”. A iniciativa ocorre no contexto de investigações que identificaram fraudes envolvendo descontos em benefícios previdenciários, o que mobilizou grande repercussão e levou o INSS a ampliar os canais de atendimento, incluindo o telefone 135 e o aplicativo oficial. Gilberto Waller Júnior destacou que “não há prazo para os pedidos de contestação”, buscando tranquilizar os beneficiários quanto a pressões temporais.

Rodrigo Assumpção, presidente da Dataprev, empresa responsável pela gestão da base de dados do INSS, informou que o “Meu INSS” teve 8 milhões de acessos no primeiro dia, número três vezes maior que a média diária. No entanto, somente 1,3 milhão chegaram até a área de contestação dos descontos associativos, e 738 mil visitantes não apresentavam descontos para contestar nos últimos anos.

Reações e debates

“Não precisa ter correria”

— Gilberto Waller Júnior, Presidente do INSS

“Estabilizamos o sistema na parte da tarde e temos a expectativa de ter um dia mais tranquilo amanhã (quinta, 15) e daqui por diante”

— Rodrigo Assumpção, Presidente da Dataprev

Apesar da alta demanda, o sistema apresentou instabilidade, o que levou à “ampliação bastante significativa” da infraestrutura para manter o serviço ativo. As declarações das lideranças ressaltam uma tentativa institucional de evitar um pânico entre os beneficiários e assegurar que todos os pedidos serão atendidos, “sem pressa imediata”.

Desdobramentos e desafios

O passo inicial do serviço de contestação reflete um esforço do INSS para responder às irregularidades detectadas em descontos associados a fraudes. Para os aposentados e pensionistas, o desafio será entender o funcionamento da nova ferramenta e acompanhar o desenrolar do processo de reembolso. O governo enfrenta a tarefa de garantir a estabilidade técnica dos sistemas e a transparência no atendimento, que devem refletir na confiança dos segurados. A continuidade e a extensão do serviço serão fundamentais para evitar novas controvérsias e assegurar o ressarcimento justo.

O avanço nesta agenda impacta diretamente a relação entre os beneficiários do INSS e a administração previdenciária, abrindo caminho para o fortalecimento da segurança dos processos e o controle das cobranças associativas.

Fonte: (CNN Brasil – Política)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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