- Publicidade -
- Publicidade -
Ciência & Exploração

NASA detecta gelo de água em disco de detritos estelar

- Publicidade -
- Publicidade -

São Paulo — InkDesign News — Uma nova pesquisa revelou a presença de gelo d’água cristalino em um disco de debris que envolve a estrela similar ao Sol, HD 181327, ampliando nosso entendimento sobre a formação de planetas gigantes e a entrega de água a planetas rochosos.

Contexto da descoberta

HD 181327, localizado a aproximadamente 169 anos-luz na constelação de Pictor, é um jovem sistema estelar que apresenta características comparáveis ao nosso Sistema Solar durante sua juventude. Com cerca de 23 milhões de anos e uma massa 30% maior que a do Sol, o sistema é ativo, com colisões regulares no disco de debris.

Métodos e resultados

A pesquisa foi conduzida por cientistas da Johns Hopkins University, utilizando o espectrômetro de infravermelho próximo (NIRSpec) do Telescópio Espacial James Webb, capaz de detectar partículas de poeira extremamente tênues. Os pesquisadores identificaram que a maioria do gelo d’água se localiza em regiões mais frias e distantes da estrela, onde pode representar mais de 20% do material do disco. Na parte central do disco, a presença de gelo foi estimada em cerca de 8%, enquanto nas áreas mais próximas à estrela, a radiação ultravioleta provavelmente vaporiza a água.

“A presença de gelo d’água ajuda a facilitar a formação planetária. Materiais gelados podem também, eventualmente, ser ‘entregues’ a planetas terrestres em formação ao longo de alguns centenas de milhões de anos em sistemas como este.”
(“The presence of water ice helps facilitate planet formation. Icy materials may also ultimately be ‘delivered’ to terrestrial planets that may form over a couple hundred million years in systems like this.”)

— Chen Xie, Astrônomo, Johns Hopkins University

Implicações e próximos passos

Os resultados são significativos, pois sugerem que o sistema HD 181327 pode compartilhar semelhanças importantes com o nosso Sistema Solar primitivo, especialmente na distribuição de material gelado. A detecção do gelo cristalino também abre novas linhas de investigação sobre a formação de planetas e a evolução dos discos de debris. Estudos futuros devem focar em compreender como esses sistemas influenciam a formação de ambientes habitáveis.

“HD 181327 é um sistema muito ativo.”
(“HD 181327 is a very active system.”)

— Chen Xie, Astrônomo, Johns Hopkins University

A descoberta de água gelada neste sistema pode ter implicações práticas, como o entendimento de processos de formação planetária e a possibilidade de vida em exoplanetas. Este estudo oferece uma base sólida para pesquisas futuras, sinalizando que nossos conhecimentos sobre a formação de sistemas estelares ainda estão em expansão.

Fonte: (sci.news– Ciência & Descobertas)

- Publicidade -
- Publicidade -

Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

Artigos relacionados

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

0 Comentários
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
- Publicidade -
Botão Voltar ao topo
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Fechar

Adblock detectado

Olá! Percebemos que você está usando um bloqueador de anúncios. Para manter nosso conteúdo gratuito e de qualidade, contamos com a receita de publicidade.
Por favor, adicione o InkDesign News à lista de permissões do seu adblocker e recarregue a página.
Obrigado pelo seu apoio!