
São Paulo — InkDesign News — A cultura geek continua a se expandir nas telas e nos jogos, com o término da série Andor, um grande marco no universo de Star Wars. O desenvolvimento da narrativa nos games também reflete essa complexidade, moldando a experiência do jogador.
Lançamento e features
O segundo e último season de Andor foi lançado com 12 episódios, apresentando um formato que mescla narrativa e construção de personagens. Cada bloco de episódios representa um ano nos quatro anos que antecedem Rogue One. Isso possibilitou uma narrativa mais rica e aprofundada, atraindo uma audiência dedicada.
Recepção e audiência
A série foi recebida de forma predominante positiva. “Os últimos três episódios sempre teriam um caráter decepcionante, mas conseguiram manter uma tensão elevada”, observou Ethan Gach, editor da Kotaku. O formato de lançamentos semanais gerou discussões acaloradas entre os fãs, com um público acumulado que se envolveu ao longo dos episódios.
Tendências e mercado
A narrativa de Andor introduz elementos tecnológicos e políticos que se conectam a debates contemporâneos. “A série busca desfazer a ideia de que a resistência não deve ser extrema”, comentou Carolyn Petit, destacando a necessidade de uma análise crítica na construção linear de vilões e heróis. Isso reflete uma tendência no mercado de jogos, onde narrativas complexas e os dilemas morais dos personagens ganham destaque, muito além do simples entretenimento.
Eventos futuros em relação a Star Wars e novos lançamentos de DLCs prometem evoluir o universo, possivelmente impactando o paradigmas da indústria de games e de animação. A série Andor não só ampliou o apelo do universo de Star Wars mas também deu um novo entendimento da resistência na luta contra entidades opressoras, frequentemente explorando a humanização dessas figuras.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)