
São Paulo — InkDesign News — Gadgets focados em ajudar usuários a controlar o uso excessivo de smartphones ganham espaço no mercado com soluções que variam de dispositivos minimalistas a acessórios que introduzem fricção no acesso a apps.
Lançamento
Com o aumento do interesse em controlar o tempo em smartphones, diversos gadgets surgem para ajudar no digital detox. Entre eles, o Unpluq se destaca com uma chave digital NFC que bloqueia temporariamente apps, enquanto dispositivos como o Boox Palma 2, Daylight DC-1, TTfone Titan TT950 e Unihertz Jelly Star oferecem alternativas para uso mais focado e menos dispersivo.
Design e construção
Unpluq, empresa holandesa, criou um fob NFC que desbloqueia apps bloqueados mediante toque no dispositivo, introduzindo um mecanismo físico que gera uma pausa consciente antes do acesso. O fob custa $74, incluso um ano de assinatura premium que permite bloqueios avançados. Sem o fob, o desbloqueio exige ações como sacudir o aparelho, gerando fricção intencional. “The product is based on behavioral design theory known as rational override, which introduces deliberate interruptions to disrupt habitual behavior”.
“The product is based on behavioral design theory known as rational override, which introduces deliberate interruptions to disrupt habitual behavior.”
— Unpluq Team, Unpluq
Boox Palma 2, da chinesa Onyx, une tecnologia ePaper com Android, oferecendo um aparelho leve para leitura e acesso offline via Wi-Fi, sem funcionalidade celular. O dispositivo, custando $279,99, permite uso de apps Android com menos estímulo visual para consumo contínuo.
Daylight DC-1, por sua vez, é um dispositivo Android maior, de $729, focado em leitura e escrita com tela que exibe até 60 fps, tecnologia descrita pela empresa como “live paper” que é mais rápida que E-Ink tradicional — ideal para quem deseja um espaço digital menos dispersivo para trabalho e pesquisa.
Performance
O TTfone Titan TT950, telefone flip básico de $106, roda Android com apps pré-instalados como WhatsApp, Facebook Lite e YouTube, embora com uma tela de 2,8 polegadas que limita o uso intenso da internet. O aparelho suporta sincronização multiponto do WhatsApp, utilidade para quem quer menos distrações mantendo comunicação essencial.
O Unihertz Jelly Star é um smartphone Android 13 muito compacto, com tela de 3 polegadas, incentivando o uso reduzido para redes sociais e streaming devido ao seu tamanho impraticável para consumo prolongado. Custa cerca de $220 e pode ser usado como dispositivo secundário para momentos de desconexão parcial.
Considerando a variedade de soluções, esses gadgets propõem um meio-termo entre abandonar o smartphone e manter equilíbrio na vida digital. Eles introduzem barreiras voluntárias para reforçar o controle sobre o uso da tecnologia.
Quanto à disponibilidade, o Boox Palma 2 está disponível por $279,99, Unpluq vende o fob por $74 já com assinatura inclusa, e o Daylight DC-1 custa $729. O TTfone Titan TT950 é encontrado por cerca de $106 e o Jelly Star por $220.
Esses dispositivos representam propostas distintas para usuários que buscam reduzir a dependência digital, oferecendo desde bloqueios físicos a experiências menos estimulantes e mais focadas, com preços variados conforme a funcionalidade oferecida.
Veja também outros lançamentos em gadgets e reviews de produtos de tecnologia para completas análises.
Fonte: (TechCrunch – Gadgets & Consumer Tech)