
São Paulo — InkDesign News — O lançamento de jogos via crowdfunding se tornou uma prática comum na cultura geek, mas o caso de PuffPals: Island Skies levanta questões sobre a viabilidade financeira e as promessas feitas aos apoiadores durante campanhas coletivas.
Lançamento e features
O projeto PuffPals: Island Skies foi apresentado ao público no Kickstarter em abril de 2022, com a meta inicial de arrecadar apenas $75.000. Contudo, o entusiasmo dos apoiadores elevou o montante arrecadado para impressionantes $2,6 milhões. Os desenvolvedores prometeram uma experiência semelhante ao jogo Animal Crossing, com elementos de pesca, agricultura e interação social.
Recepção e audiência
A recepção foi inicialmente positiva, com a comunidade pronta para apoiar o lançamento de um jogo que prometia charme e inovação. O Kickstarter se tornou um espaço de grande engajamento, onde ela atraiu uma base significativa de seguidores. No entanto, com o passar do tempo, os apoiadores começaram a relatar problemas com comunicação e atrasos nas promessas feitas pela equipe de desenvolvimento.
“Desculpe, estivemos tão quietos, estávamos trabalhando duro!”
(“Sorry we’ve been so quiet, we’ve been working so hard!”)— Fluffnest, Desenvolvedores do jogo
Tendências e mercado
O cenário atual do mercado de crowdfunding tem se mostrado desafiador para novos projetos, especialmente jogos. Muitos criadores tendem a subestimar seus custos, como observado neste caso. Enquanto o PuffPals parecia promissor, a realidade se aproximou do modelo falho de crowdfunding, onde promessas demasiadas frequentemente resultam em frustração para os apoiadores. O saldo financeiro inicial se dissipou, e processamentos legais começaram a aparecer quando patrocinadores e fornecedores não receberam os pagamentos devidos.
“A comunicação teve muitos problemas; não foi por falta de dinheiro, mas pela falta de entrega adequada do projeto”.
(“There were many communication issues; it wasn’t for lack of money, but for inadequate delivery of the project.”)— Mujin, YouTuber e crítico
Com a situação crítica atingindo um clímax, Fluffnest anunciou que estava fechando as portas, mas ainda afirmava que a produção do jogo estava “assegurada e não seria afetada”. Isso gerou ceticismo, visto que evidências prévias indicavam que toda a construção do jogo era terceirizada, e muitos aspectos envolvidos estavam em dúvida. Embora o futuro imediato do jogo pareça incerto, o caso de PuffPals destaca as armadilhas do financiamento coletivo no segmento de games e reforça a necessidade de uma maior responsabilidade por parte dos desenvolvedores.
Próximos eventos e lançamentos no setor de jogos podem trazer lições valiosas a desenvolvedores e apoiadores, ajudando a moldar um ambiente mais transparente e confiável para o financiamento de novos projetos.
Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)