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Cultura Tech & Geek

$2.6 milhões: game indie apaga sites e some com apoiadores

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São Paulo — InkDesign News — O lançamento de jogos via crowdfunding se tornou uma prática comum na cultura geek, mas o caso de PuffPals: Island Skies levanta questões sobre a viabilidade financeira e as promessas feitas aos apoiadores durante campanhas coletivas.

Lançamento e features

O projeto PuffPals: Island Skies foi apresentado ao público no Kickstarter em abril de 2022, com a meta inicial de arrecadar apenas $75.000. Contudo, o entusiasmo dos apoiadores elevou o montante arrecadado para impressionantes $2,6 milhões. Os desenvolvedores prometeram uma experiência semelhante ao jogo Animal Crossing, com elementos de pesca, agricultura e interação social.

Recepção e audiência

A recepção foi inicialmente positiva, com a comunidade pronta para apoiar o lançamento de um jogo que prometia charme e inovação. O Kickstarter se tornou um espaço de grande engajamento, onde ela atraiu uma base significativa de seguidores. No entanto, com o passar do tempo, os apoiadores começaram a relatar problemas com comunicação e atrasos nas promessas feitas pela equipe de desenvolvimento.

“Desculpe, estivemos tão quietos, estávamos trabalhando duro!”
(“Sorry we’ve been so quiet, we’ve been working so hard!”)

— Fluffnest, Desenvolvedores do jogo

Tendências e mercado

O cenário atual do mercado de crowdfunding tem se mostrado desafiador para novos projetos, especialmente jogos. Muitos criadores tendem a subestimar seus custos, como observado neste caso. Enquanto o PuffPals parecia promissor, a realidade se aproximou do modelo falho de crowdfunding, onde promessas demasiadas frequentemente resultam em frustração para os apoiadores. O saldo financeiro inicial se dissipou, e processamentos legais começaram a aparecer quando patrocinadores e fornecedores não receberam os pagamentos devidos.

“A comunicação teve muitos problemas; não foi por falta de dinheiro, mas pela falta de entrega adequada do projeto”.
(“There were many communication issues; it wasn’t for lack of money, but for inadequate delivery of the project.”)

— Mujin, YouTuber e crítico

Com a situação crítica atingindo um clímax, Fluffnest anunciou que estava fechando as portas, mas ainda afirmava que a produção do jogo estava “assegurada e não seria afetada”. Isso gerou ceticismo, visto que evidências prévias indicavam que toda a construção do jogo era terceirizada, e muitos aspectos envolvidos estavam em dúvida. Embora o futuro imediato do jogo pareça incerto, o caso de PuffPals destaca as armadilhas do financiamento coletivo no segmento de games e reforça a necessidade de uma maior responsabilidade por parte dos desenvolvedores.

Próximos eventos e lançamentos no setor de jogos podem trazer lições valiosas a desenvolvedores e apoiadores, ajudando a moldar um ambiente mais transparente e confiável para o financiamento de novos projetos.

Fonte: (Kotaku – Cultura Tech & Geek)

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Tiago F Santiago

Tiago F. Santiago é Analista de Marketing na C2HSolutions, onde, em sua atuação fixa, combina estratégia e tecnologia para impulsionar soluções digitais. Paralelamente, dedica-se como hobby à InkDesign News, contribuindo com a criação de notícias e conteúdos jornalísticos. Apaixonado por programação, ele projeta aplicações web e desenvolve sites sob medida, apoiando-se em sua sólida expertise em infraestrutura de nuvem — dominando Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Cloud — para garantir que cada projeto seja escalável, seguro e de alta performance. Sua versatilidade e experiência técnica permitem-lhe transformar ideias em produtos digitais inovadores.

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